NOTÍCIAS
Campanha nacional coleta DNA de familiares para localizar pessoas desaparecidas no Brasil
Iniciativa do Ministério da Justiça acontece até o dia 15 de agosto em todo o país
Por Leo Mendes06 AGO - 12H45

A edição 2025 da campanha nacional de coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas já está em andamento. A iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública ocorre simultaneamente em todos os estados brasileiros, entre os dias 5 e 15 de agosto, e tem como objetivo ampliar o Banco Nacional de Perfis Genéticos para ajudar na identificação de pessoas desaparecidas.
A coleta do material genético é gratuita, segura e indolor, realizada com uma esponja descartável dentro da boca. Segundo a perita odonto legista responsável, o processo é feito com extremo cuidado para preservar a cadeia de custódia e evitar contaminações. O material é transferido para um cartão codificado, que permite o rastreamento seguro dos dados.
De acordo com o Ministério da Justiça, mais de 60 mil pessoas desaparecem por ano no Brasil. O delegado responsável pela campanha alerta para a importância do boletim de ocorrência: “A subnotificação é um problema sério. Cada minuto conta na busca por desaparecidos. A coleta de DNA pode acelerar a identificação e dar respostas às famílias que esperam há anos”. A mobilização anual busca não apenas encontrar pessoas, mas também trazer alívio para milhares de famílias que vivem em angústia.
[VIDEO]
ÚLTIMOS VIDEOS

Corpo de mulher é encontrado enterrado em cova rasa, em Coqueiro Seco

Dois homens são assassinados durante chegada em casa, no Benedito Bentes

Polícia quer saber: Quem são os criminosos que cometem furtos na parte baixa de Maceió

Descarte irregular de entulhos e alimentos no Trapiche gera mau cheiro e risco a saúde
