NOTÍCIAS
Governo de Alagoas inaugura escola indígena na aldeia Karuazu, em Pariconha
Nova unidade atende a uma reivindicação histórica do povo Karuazu e beneficiará 200 alunos
Por Karolynne Rocha07 FEV - 11H21

O Governo de Alagoas inaugurou nesta quinta-feira (5) a Escola Indígena Pajé Antônio José da Silva, na aldeia Karuazu, em Pariconha. A unidade, que recebeu um investimento de R$ 4,2 milhões, conta com seis salas de aula, um espaço multiuso e um ginásio poliesportivo, e atenderá cerca de 200 alunos da educação infantil ao ensino médio.
A criação da escola era um sonho antigo do Pajé Antônio José, falecido líder da comunidade, que lutou por 12 anos para garantir um espaço educacional que valorizasse a cultura indígena e atendesse às necessidades dos estudantes da aldeia. Segundo o Pajé Cícero Pereira, filho de Antônio José, a realização do projeto representa a continuidade do legado de seu pai: ”Meu pai morreu lutando para que as crianças da nossa comunidade tivessem uma escola. Ele morreu, mas o sonho permaneceu. Onde ele estiver, estará feliz e realizado, pois deu certo, e hoje nossas crianças têm um lugar para aprender nossas tradições, e que leva o nome dele”, concluiu Cícero.
A diretora da unidade, Rafaela Lima, destacou a importância da escola para manter vivas as tradições do povo Karuazu.
Durante a solenidade de inauguração, a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, anunciou a construção de mais uma escola indígena no povoado Katokinn. O evento contou com a presença de autoridades locais, incluindo o deputado estadual Inácio Loyola e a vice-prefeita de Pariconha, Fátima Carvalho.
ÚLTIMOS VIDEOS

Homem é preso em flagrante após causar acidente; Vítima morreu na hora

Circuito flagra momento em que mulheres são assaltadas em Maceió

Mulher é assassinada com mais de 20 facadas; Ex-companheiro dela confessou o crime

Homem é morto com vários tiros, em Lagoa da Canoa
