NOTÍCIAS
Resgate cultural: renda singeleza é preservada em Alagoas por projeto do CREN
O projeto fortalece não apenas a tradição, mas também o empreendedorismo feminino e a economia solidária
Por Leo Mendes22 SET - 13H31

A renda singeleza, reconhecida como patrimônio imaterial de Alagoas, vem sendo mantida viva graças a um projeto desenvolvido pelo Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), em Maceió. Há oito anos, o grupo produtivo Nossa Singel, coordenado pela estilista Maria Eugênia Brandão, reúne mulheres do Conjunto Denisson Menezes, na parte alta da capital, para transmitir e fortalecer essa tradição artesanal.
O ateliê conta com 10 artesãs, que aprendem desde o básico muitas chegam sem saber manusear a agulha até dominar a técnica do bordado. Mais do que sustento, a atividade tem se mostrado uma forma de acolhimento e terapia, ajudando mulheres a superar quadros de depressão e ansiedade por meio da convivência em grupo e da valorização de seus saberes.
Com raízes em Marechal Deodoro, a renda singeleza é transmitida de geração em geração, envolvendo hoje mães, filhas e netas nas oficinas. O projeto fortalece não apenas a tradição, mas também o empreendedorismo feminino e a economia solidária, inserindo o artesanato alagoano em vitrines de moda e reafirmando seu valor histórico e cultural.
ÚLTIMOS VIDEOS

Corpo de mulher é encontrado enterrado em cova rasa, em Coqueiro Seco

Dois homens são assassinados durante chegada em casa, no Benedito Bentes

Polícia quer saber: Quem são os criminosos que cometem furtos na parte baixa de Maceió

Descarte irregular de entulhos e alimentos no Trapiche gera mau cheiro e risco a saúde
